PCB-RR

domingo, 20 de novembro de 2016

CAMPANHA SALARIAL 2016: DIREÇÃO DO SINDICATO DÁ GOLPE NOS GREVISTAS DA CAIXA!

CAMPANHA SALARIAL 2016:
DIREÇÃO DO SINDICATO DÁ GOLPE NOS GREVISTAS DA CAIXA!
Na quinta-feira 06/10, na penúltima assembleia de greve da Caixa, a Galeria dos Empregados do Comercio estava lotada.  Após 24 horas de paralisação, gerentes e comissionados dessa vez se mobilizaram para aderir à greve por tempo indeterminado.  A disposição para derrotar os ataques desse governo ilegítimo era grande.  A indignação com o RH184 e a ameaça de privatização quebraram o paradigma de que gerente não faz greve.
E a proposta apresentada foi muito ruim. Se não bastasse o índice inferior a inflação, somou-se o acordo bianual que na prática nos amarra por dois anos, dificultando a resistência a futuros ataques que estão por vir.  E o que fez a CUT/CONTRAF?  Indicou a aceitação da proposta infame.
Mas, diante de um quadro crescente de mobilização, ficou difícil para a direção do sindicato do Rio defender a aceitação da proposta da FENABAN. O que fez então? Deu um golpe na assembléia.  Votou rapidamente a rejeição da proposta (fingindo concordar com a esmagadora maioria) para logo depois cortar o microfone de forma truculenta e impedir que a categoria pudesse se organizar para os piquetes do dia seguinte: uma traição sem precedentes! 
Na sexta-feira a operação desmonte continuou: pouquíssimos piquetes do sindicato (que a esta altura só tinha os funcionários da Caixa em greve); dos mais de cem diretores do sindicato, a imensa maioria simplesmente não apareceu. A falta de organização e apoio do sindicato, somado ao assédio moral das SRs, foram minando a greve.
ESSA DIRETORIA DO SINDICATO NÃO NOS REPRESENTA
Apesar da derrota do acordo, a categoria bancária - em especial os funcionários da CAIXA - saíram da campanha salarial com a certeza de que era possível avançar.  Faltou uma direção que nos represente de verdade.  COM MOBILIZAÇÃO ERA POSSÍVEL UM ACORDO MELHOR.
CONSTRUIR UMA NOVA DIREÇÃO
Diante deste quadro, onde a ameaça de privatização e os ataques do governo Temer são cada vez mais efetivos, precisamos ter uma entidade que realmente nos represente, que respeite a vontade da maioria e que esteja disposta a enfrentar o governo e os banqueiros.
A OPOSIÇÃO BANCÁRIA UNIFICADA chama a todos para juntos debatermos de que forma podemos construir esta nova direção.  Não deixe de participar!
ENCONTRO DE BASE DA CAIXA COM A OPOSIÇÃO BANCÁRIA/RJ
DIA 26/11 – 10:00h
No Sepe/RJ – Rua Rua Evaristo da Veiga, 55 / 7º andar
(em frente ao batalhão central da PMRJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário