PCB-RR

domingo, 9 de dezembro de 2012

UMA HOMENAGEM DE OSCAR NIEMEYER AO PCB!

 
Oscar Niemeyer fez este desenho em 1996, logo após a recuperação do registro do PCB, um marco na heróica e vitoriosa luta pela manutenção e reconstrução revolucionária do Partido.
 
É natural que eu sinta orgulho por ter sido citado por Niemeyer nessa dedicatória, afetiva e artística. Não esqueço a emoção de recebê-la de suas mãos, no acolhedor escritório de arquitetura, política e convívio, em Copacabana, por sinal uma de suas inovadoras obras, a varanda em curva permitindo a vista panorâmica da exuberante praia e de sua orla. Guardo o original com muito carinho, como se fosse um troféu da guerra contra o capitalismo.
 
Confesso que resisti às sugestões de alguns camaradas para escrever este texto e publicar esse desenho, com receio de parecer autopromoção, ainda mais sendo um dos dirigentes de um Partido que hoje, corretamente, não cultua mais as personalidades, mas a democracia interna, a militância e a direção coletiva. 
 
Convenceu-me a reflexão de que, mais do que a um militante, Niemeyer estava homenageando a saga de milhares de comunistas, muitos anônimos, que em todo o Brasil não permitiram que o PCB acabasse em 1992, nas mãos de contra-revolucionários oportunistas.
 
Neste simbólico gesto, Niemeyer em verdade estava homenageando o seu próprio Partido e expressando sua alegria e seu orgulho de ter sido parte importante da luta em defesa do PCB, ao lado de camaradas como Zuleide, Horácio, Ana Montenegro, Edmilson, Paulo Cavalcanti, Oswaldo Pacheco, Armando Ziller, Tia Helena, Espedito Rocha, Francisco Milani e todos os camaradas que fizeram com que o PCB, em 2012, pudesse comemorar 90 anos de vida!
 
Um Partido que contou em suas fileiras com Astrojildo Pereira, Caio Prado Jr., David Capistrano, Dinarco Reis, Giocondo Dias, Gregório Bezerra, João Saldanha, Luiz Carlos Prestes, Oscar Niemeyer e tantos outros revolucionários se orgulha de seu passado e fortalece sua luta no presente, de olho num futuro socialista e comunista.
 
Camarada Niemeyer, presente! Ontem, hoje e sempre!
 
Ivan Pinheiro
Secretário Geral do PCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário